sábado, 5 de março de 2011

Faculdade do deserto

Deus quando chama um filho seu para seguir o caminho do seu aprisco, onde o verdadeiro filho conhece a voz de seu Senhor (João 10) ele sabe que esse caminho é diferente da fala onde muitos por ai dizem mais ou menos assim: "venha para Deus que você será feliz, próspero, você não poderá ser derrotado, não admito a tua derrota irmã(o), com Jesus você é mais que vencedor etc".

Creio nestas potentes palavras atestadas na Bíblia Sagrada, porém e na verdade, para muitos de nós, nas batalhas, nas provações, nos agruras da vida, achamos estas palavras não surtem efeito e que Deus nos abandonou, no meio de desertos, muitas vezes, muitos que não foram bem tratados pelo Senhor do aprisco, se desmotivam, até perdem a fé e se desviam dos caminhos do Senhor, pois aprenderam que eles seriam sempre mais que vencedores e na realidade, não é nada daquilo que foi dito, que nós estamos vivendo agora.

Somos sim vencedores em Cristo Jesus, mas antes de tudo devemos compreender que para ser verdadeiramente um vencedor, antes de qualquer coisa, devemos aprender com os santos, com os profetas, com os chamados e escolhidos bíblicos o que eles passaram, não só os bíblicos, mas todos aqueles que quiseram e os que hoje querem viver fielmente o evangelho genuíno: lutas, provações, desertos, choro, angustias, tribulações, perdas incontestáveis, humilhação, traição, falsas acusações, vejamos Adão, Nóe, Abraão, Isac, Jacó, José, Moisés, Elias, Eliseu, Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede Nego, Rute, Ester, Jó, Pedro, Paulo, Maria, José, são somente alguns dos que viveram grandes desertos, grandes provações, grandes provas.

Com eles, aprendo que eu serei mais que vencedor, que as circunstâncias atuais de minha vida são passageiras, que Jesus é o autor e consumador de minha fé, com eles aprendo as graças e as misericórdias de nosso Deus que vive e viverá pelos séculos dos séculos, um Deus que de tão onisciente sabe a situação atual onde você e eu nos encontramos, e sua sabedoria é de uma singularidade tão tremenda que ele vê o final de tudo, situação de tão boa que um dia poderá se tornar amarga ou de tão amarga que um dia poderá se tornar doce, não é a toa que Deus disse que os seus filhos Israelitas Hebreus que viveram no Egito aprisionados como escravos durante 430 anos herdariam uma terra que emanava leite e mel, se algo ou alguém merece herdar uma terra que emana leite e mel, é porque este alguém no mínimo passou por grandes provas e tribulações e a retribuição pela não murmuração, pela obediência e acima de tudo pela fé é algo que é para somente os que entendem verdadeiramente a palavra: com Cristo seremos mais do que vencedores.

Diante de todas estas circunstâncias e de tudo o que foi dito, quero deixar uma palavra de ânimo para você que poderá estar triste neste momento, seja você um servo ou serva de Deus que está distante de seu caminho, ou alguém que não conhece verdadeiramente este Deus, poderá ser alguém que diz que já tem Deus no coração e é um crente, pois diz que crente é aquele que tem fé, poderá ser alguém que não tem religião, pois sua crença é independente de tudo isso, poderá ser qualquer um que esteja lendo estas palavras, crente ou ateu, não te conheço e você também não me conhece, não importa, o que importa é que diante de sua situação, diante de seu deserto, há um escape, há uma nova possibilidade, há esperança e poderá herdar esta terra que emana leite e mel em um belo dia, é só ter fé em Cristo Jesus.

Já disse o poeta que o agir de Deus é lindo na vida de quem é fiel, no começo poderá haver provas amargas, mas no fim há o sabor de mel. Meus queridos, esta prova poderá estar sendo muito amarga para você, mas diante de toda esta situação, existe um Deus no Céu e o Espírito Santo na terra que te diz: agrada-te em mim, pois eu satisfarei todos os desejos de teu coração, confia teu caminho a mim e no mais eu farei (Sl 37:4-5), o Espírito Santo está contigo, clama, busca, chora, grita, mas acima de tudo crê, pois ele intercede com você, junto com seus gemidos inexprimíveis. Quantas pessoas agora estão necessitando de um fôlego de vida e não há mais esperanças, quantas já perderam tudo? Olha para o futuro, para o autor e consumador de tua fé, Jesus Cristo!

Um dia ele deixou uma poderosa palavra que para muitos de nós é até esquecida, pois quantos crentes vejo passando tribulações e não entendendo o propósito da mesma e até murmuram?Jesus disse: no mundo tereis aflições, tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Então que este deserto que você está passando poderá ter diferentes causas, uma é pelo seu próprio erro, onde deva ter tomado uma decisão errada e está pagando preço por ter sido desobediente e não ter consultado ao Senhor teu Deus ou teu próprio pai ou mãe ou esposo(a) a respeito dela, a outra poderá ter sido satanás que está te tentando, está se voltando contra a tua vida, esta te provando como fez com Jó, outra é o reflexo de seu chamado, de sua missão, afinal de contas pregar o Evangelho é uma batalha grande, porém sempre aprendendo que nossa luta não é contra a carne e sim contra as potestades (Efésios 6) ou a outra, e essa é a mais certa de todas, é que tudo isso que você está passando tem a permissão de um Senhor que disse que nada acontece sem que ele saiba e veja, pois ele é onipotente, onisciente e onipresente, tudo pode, tudo sabe e em todo lugar está, o mesmo que disse que nenhuma folha cai de uma árvore sem ele querer ou que nem um cabelo de sua cabeça fica branco sem ele permitir.

Portanto, não há decisão errada sua e conseqüências negativas das mesmas para a sua vida, nem demônio tentador que lute contra você, nem pecado que te faça desfalecer e até querer morrer, se suicidar, o que há é um Deus que te diz neste momento: tende bom animo!Eu venci o mundo!Ele está te dizendo: se eu venci porque você não vencerá?Ele não é religião, ele é salvação.É só se humilhar para ele, ou pedir humildemente, ele nasceu e veio para te perdoar, peça perdão, se arrependa, que ele ouvirá.Ele já levou sobre si as nossas dores e nossas enfermidades estavam sobre ele e afinal de contas, uso as mesmas palavras do que já foi dito: Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. (1 João2:1)

Vençamos então este deserto e essa provação, e como já disse, mais uma vez cito certo poeta: vai passando pela prova irmão, não murmura, tenha fé e dá glória a Deus, pois o deserto é a escola e porque não, a faculdade do Senhor?

Que o Deus que conhece o teu deserto te ajude a entendê-lo, para depois você herdar o que ele te promete como está escrito: as coisas que o olho não viu e o ouvido não ouviu e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

Amém?

Paulo César Cândido

FOTO:

Kais Ismail


Nenhum comentário: