sexta-feira, 24 de setembro de 2010

O bom Teólogo segundo Ivo Fernandes


O bom Teólogo segundo Ivo Fernandes

Já tive duas boas discussões com o Professor Ivo Fernandes, confesso que em sala de aula fiquei super chateado quando ele se referiu a classe como Profetas de quintal (risos) eu, como sempre, “entrei na briga” me defendendo e defendendo alguns, por isso, até hoje e de brincadeira (ou é sério?) o Augusto me chama de Profeta de Quintal.

Noutra, tive novamente o desprazer de ouvir ele dizer que Jesus não levantou “púlpito” no Novo Testamento e me desafiou e desafiou a qualquer da sala de aula que provasse ao contrário, confesso que na hora eu fiquei muito chateado procurando uma passagem que pudesse questioná-lo mas por não ter encontrado a resposta no dia desta aula, nunca deixei de buscá-la, hoje sei que Jesus levantou púlpito sim, pois ele deu um Sermão em um monte ( Mt 5 ) e não em um buraco ou uma cacimba “então não seria Sermão do Monte ou da Montanha e sim Sermão do buraco ou da cacimba” e no monte ele ficou mais elevado tornando este lugar um pré-púlpito que ele mesmo improvisou no monte para a sua pregação (sermão), em outra passagem descobri que ele fez a mesma coisa improvisando um novo púlpito agora não mais em um monte e sim em cima de um barco (Mt 13) a única diferença era que Jesus pregou, nos dois púlpitos, sentado e a maioria dos pregadores hoje prega em pé.
Bom, discussão, púlpitos e Profetas de quintal e minha opinião sobre a questão deste assunto a parte ( principalmente se você ler o texto dele abaixo, isso que eu acabei de falar não tem nada a haver), a verdade é que mesmo sendo odiado por uns e amado por outros (por mim ele é amado com toda a sinceridade de meu coração) Ivo Fernandes incomoda muita gente, principalmente os desconhecedores da verdade e da vida, ou os fanáticos, preconceituosos e “achantes-achimistas-dos-achismos”, na verdade ele sabe e conhece o que está falando e foi com ele que aprendi uma das coisas mais lindas para a minha vida espiritual e que me trouxe alívio, isso é, a separação de minha fé, das doutrinas e dogmas e o reconhecimento desta questão como fator primordial para a minha comunhão com o Deus vivo e verdadeiro, o Deus que está acima de conceitos, julgamentos e preconceitos humanos. Nesta aula bem dada do Ivo Fernandes aprendi que se nós conseguirmos separar a fé da doutrina e do dogma “passearemos” tranquilamente pela Teologia, pois muitas vezes o Dogma e a Doutrina são ensinamentos e pensamentos expressados em regras e leis humanas, não que o Dogma seja totalmente contrário, porém sendo ele humano pode ser falho, a fé não, a fé é sobrenatural e vem de Deus, pois sem ela é impossível agradá-lo.

Bom, o objetivo aqui não é ficar falando de mim, dos meus conceitos e idéias, mas do que eu aprendi com o Ivo Fernandes e para brindar este aprendizado, divulgo para todos “O bom Teólogo segundo Ivo Fernandes”, aula esta dada no fim da disciplina Antigo Testamento 2 onde ele sempre expressa uma questão em forma de pregação ou palestra, muito boa mesmo, perceba ai o grau de espiritualidade de suas idéias que me fez se conscientizar que hoje, estas discussões que citei acima não serviram para nada, aliás, até serviram para a busca de meu conhecimento e reconhecimento de que este conhecimento não é nada diante do Deus que é amor e graça.



O bom Teólogo segundo Ivo Fernandes



.......Fico feliz, pois vi um amadurecimento da classe, hoje não vejo mais crianças chateadas, magoadas, homens se tornaram e fico feliz por isso......

A Teologia não é uma brincadeira e muito menos um diploma qualquer pra que você tenha na parede a fim de dizer para alguém que você tem um curso superior; ou se leva muito a sério a Teologia, ou melhor não fazer, porque de fato ela é muito perigosa, os caminhos dela são muito difíceis.

Costumo dizer que a Teologia é como um caminho de precipícios, com vales, lobos ferozes, animais desconhecidos, mas que o destino deste caminho é um lugar onde “emana leite e mel”, porém muitos morrem neste caminho quando não vão preparados para enfrentar esta estrada ou quando não sabem o que estão fazendo ou para onde estão indo.

Quando você não sabe para onde está indo acaba recebendo qualquer coisa como se fosse boa, pois afinal de contas, como disse o escritor do conto de Alice no País das Maravilhas: “quando não se sabe para onde vai qualquer caminho serve” e assim, aqueles que não sabem o caminho, ficam ai, muitas vezes tomando o caminho mais fácil, o caminho das “portas largas” o caminho dos espaços largos e para mim, eu espero que tanto esta disciplina como as demais que vocês irão estudar sirvam como estimuladoras da busca do saber visto que elas não são em si mesmo a transmissão do saber.

Na verdade um mestre, ele não transmite o saber, ele transmite o estimulo, ele transmite a energia para que cada indivíduo busque e descubra o saber e espero que de certa forma eu tenha contribuído com alguns para que se apaixonem pelo estudo sério das escrituras porque eles levarão vocês a lugares agradáveis e que isso jamais seja confundido com a necessidade de ter uma vida devocional, pois o Teólogo sem devoção é como um sino que faz barulho, mas que não tem vida em si mesmo, é como um tambor que bem orquestrado, pode até transmitir um som, mas por dentro é vazio.

Um teólogo sem devoção é como um indivíduo cego que acredita que vê, é como um perdido que se acha salvo apenas pela presunção de se achar salvo. Esse é um Teólogo sem devoção, mas o Teólogo com devoção é aquele Teólogo que nunca esqueceu do “quarto secreto” onde o seu Mestre ensinou que quem quisesse de fato falar com o Pai teria que ir a este lugar, e lá, em secreto, longe dos holofotes, longe de quem possa lhe aplaudir, longe de quem lhe possa avaliar, longe de toda a Glória que lhe possa ser devida, lá, neste lugar secreto, pois é só lá, somente lá, que de fato sua alma pode ser exposta, porque em qualquer outro lugar, onde haja o mínimo de platéia, o mínimo, até os mais modestos e até os maios coerentes, até os mais Cristãos dos homens, acabam tendo que interpretar, acabam tendo que teatralizar porque pode haver o mínimo de platéia e você não ora a Deus, você ora a quem lhe ouve, você não fala a Deus, você fala a quem lhe ouve e é por isso que Cristo diz para você não orar em publico, pois neste caso pode haver o sentido - e eu quero que você entenda – da necessidade de eu ser para alguém aquilo que eu não sou de fato.

O Verdadeiro Teólogo é aquele que de fato está preocupado em servir, ficar nu, totalmente despido de toda a presunção, de todo o orgulho originado no mundo do saber, o verdadeiro Teólogo é aquele que depois de sua caminhada descobre que o que ele sabe pode servir muito mais para os outros do que para si.

O verdadeiro Teólogo é aquele que sabe que o saber pode lhe elevar a categorias altíssimas na esfera da humanidade, mas ele sabe que de fato para a piedade nada serve, ele sabe que Teologia é quanto mais você fizer, mais forte fica, mais consciente, mais cheio de saber fica, quanto menos, mais fraco está, mais debilitado está, mas diante de tudo isso, o verdadeiro Teólogo sabe que são apenas aparências, pois a real Fortaleza... há!.... a real Fortaleza é a do Espírito e no Espírito não há saber, no Espírito não há razão, não há informação, a única coisa que o Espírito entende não é a linguagem da razão, do conhecimento dos textos, a única coisa que o Espírito entende é a linguagem própria do Espírito e essa linguagem segundo Jesus Cristo é a linguagem de vida e segundo o Apóstolo Paulo é a linguagem do amor.
Então, o verdadeiro Teólogo sabe que ele pode estudar muito, muito, muito, saber muito, mas o que ele sabe é que todo o seu saber é nada se amor ele não tiver.

Então, eu espero que os Teólogos que estão aqui em formação arrependam-se dos seus orgulhos, de outra forma, de impressões equivocadas sobre si mesmos, afinal de contas o Apóstolo Paulo exortou dizendo: não pense de si mais do que convém, não olhe para si melhor do que realmente você se enxerga, veja claramente a sua imagem refletida no espelho e não tente enfeitá-la, assuma, porque só pode assumir aqueles que estão na luz porque um que não se assume é alguém que foge da luz, é alguém que não está na luz e mesmo que pregue sobre a luz, qualquer um que se esconde, qualquer um que se fantasia, qualquer um que não deixa claro os seus medos, os seus equívocos, os seus erros, a sua incredulidade, a sua fraqueza, na verdade esse é o que de fato não crê, e o que não crê, é aquele que diz crer apenas para satisfazer uma visão intelectual.

Dessa forma, o meu desejo é que quando Teólogo, você seja mais Cristão, que quando Teólogo, você seja mais gente, gente que ao invés de se sobrepor sobre as outras, por causa de sua Teologia, você se humanize, se confraternize, se iguale a todos, pois afinal de contas aprendeu conforme Paulo em Romanos disse que Deus encerrou todos os homens debaixo da desobediência, assim, não há um justo sequer, nem sendo Judeu nem sendo Grego, nem Evangélico, nem sendo Ateu, não há um justo sequer e isso apenas para que Deus pudesse fazer e exercer misericórdia para com todos, quer seja Judeu, quer seja Gentil, quer seja Evangélico quer seja Ateu, para que a misericórdia de Deus atinja a todos indistintamente.

A verdade é que um Teólogo que vê Deus condicionado a ele é o mais tolo dos homens, porque Deus é livre para o que Deus quiser; para fazer o que quiser fazer, para salvar e para condenar a quem quiser condenar, para ser o que ele quiser ser de fato ser, para desafiar Teólogos que quando acham que Deus é grande, ele se faz minúsculo, para desafiar os Teólogos que quando acham que Ele é pequeno, ele é gigante

Para fazer calar os que acham que enquanto Deus está preso a uma eleição, ele salva no último momento, a quem quer, quer seja para desafiar calvinista, armenianos, católicos, protestantes, desafiar a todos apenas para dizer: “quem é tu ó homem, que tenta fazer dos meus desígnios suas riquezas e do seu conhecimento os meus pensamentos?Os meus pensamentos são mais altos do que os vossos!

Então, abandone todo o orgulho, toda a prepotência de somente por participarem de uma igreja e por pronunciar um certo nome Jesus, acham que por pronunciar 5 letras se tornaram infalíveis em sua ciência do saber ou mesmo em sua salvação! O nome de Jesus não é uma cabala, o nome de Jesus não é uma arruda sagrada para ser levada na sua orelha, o nome de Jesus não é nem o nome a ser pronunciado com se fosse um elemento baixo que ao ser dito opera milagres, o nome de Jesus é o próprio Jesus e mesmo quem não tem o nome de Jesus, mas o tem, tem tudo.

Muitos podem ter seu nome, seu endereço, pode ter seu código inscrito em Cristo, mas podem também não ser reconhecidos por ele, os que não o possuem podem milagrosamente fazer efeitos inimaginários, podem reunir multidões ao seu redor operando milagres, curando, expulsando demônios e Cristo dirá: eu não os conheço, eu não conheço nenhum de vós porque os seus dias são aqueles que estão tão cheios de mim, que a mim não o tem. Então muitos dirão: Senhor, mas quando te vemos assim? Quando te vemos com sede e não te demos água? Quando te vemos com frio e não te demos um cobertor?Então ele dirá: quando fizeram isso a todos os pequeninos a mim fizeram.São eles os que não fazem as coisas, mas são Cristãos e nem fazem as coisas para herdar o reino dos Céus, já não pensavam, já não calculavam, eles não olham para si como quem pensa: vou servir aos homens e não a um grupo de homens, vou servir a humanidade e não a uma fatia seleta da humanidade.

O bom Teólogo nunca ficará preso a nenhum dogma, a nenhum sistema, a nenhuma Religião só para falar o que poder falar, mesmo que isso lhe implique a própria vida, o bom Teólogo é um Profeta, na verdade é um Profeta que não sabe sobre Deus, um Profeta que não conhece a Deus, um bom Profeta que é simplesmente habitado por Deus a ponto tal de que ele nem mesmo sabe como é este Deus, mas tem certeza, tem certeza absoluta da verdade.

O bom Teólogo é aquele que ama a justiça e nunca se alegra com a injustiça, é aquele que está pronto para diminuir a fim de que venha a paz, a alegria. Qualquer um que pensar que a Teologia é a defesa de certos dogmas, triste coisa fez a respeito da Teologia, qualquer um que pensar que a verdadeira Teologia é a mera defesa da Bíblia, triste coisa fez, visto que a Bíblia é apenas texto, a palavra que está na Bíblia é a que é a vida e as escrituras? Deus é o Senhor delas!

O bom Teólogo é aquele que não está para defender a Bíblia, mas está pronto a defender a Salvação que há em Jesus Cristo pela graça, Deus não está em salas de aulas, Deus não está em templos, Deus não está em doutrinas, nem em temáticas, Deus jamais se prenderá a rasos caprichos dos Teólogos que sempre tentam fazer dele apenas seu capricho racional, Deus é tão absolutamente livre que só está onde a liberdade possa superar, onde o homem não alcança, onde alguém não possa dominar e que lugar será onde o homem o domina? É onde o homem na realidade não pode fazer nada! Sua defesa não é a razão visto que a razão o homem a domina, não é o universo visível onde o homem possa dominar. Deus não pode habitar onde o homem jamais poderá fazer nada que possa fazer sobre este fato.

Quem somos nós para conseguir dizer quem é que tem fé e quem é que não tem?Quem somos nós para conseguir afirmar isso? Somos tão presunçosos a ponto de achar que são de Deus aqueles que estão dentro de um igreja, somos tão presunçosos a ponto de achar que aquele que concorda sobre o que eu concordo é de Deus, somos tão presunçosos a ponto de achar que quem não pensar assim como eu penso está para sempre excluído. Quem fez de mim um juiz?Quem fez de mim um Deus? Miserável que sou quando digo isso, quando esqueço que nada sou além de pó, além de cinzas.

O bom Teólogo é aquele que jamais vai se sentir como um Deus em toda e qualquer discussão que não implique em amor, que não implique na construção do ser, construindo entre os homens, gerando paz e justiça; o bom Teólogo jamais participará das discussões entre as diversas mesas que discutem temas Teológicos, o bom Teólogo nem mesmo se acha o bom Teólogo, é aquele que pode até saber sobre todas as coisas, mas está disposto a negar, o bom Teólogo é aquele que carregará a sua cruz dia após dia e hoje é aquele que nega a si mesmo.


Ivo Fernandes


Para mim ele é um bom Teólogo
Paulo César Cândido

2 comentários:

Ivo Fernandes disse...

Meu amigo Paulo, lembro claramente de todas as suas reações as minhas falas, e fico feliz pelas mudanças que elas operaram em você no processo.

Obrigado pelo respeito e carinho demonstrado.

Anônimo disse...

Ivo e Pc,

gostei d+ por vcs compartilharem a ideia sobre a teologia. Através deste texto, nos dá um sentindo maior sobre a teologia. Conclui o que vale é viver Cristo, em pratica do amor e justiça. E não podemos reduzir Deus a nosso tamanho, e a moral de Deus é diferente da nossa!! Ele é grande e nós simples grão de areia!! Obrigada Ivo e Pc, que façamos a diferença, em sermos servos, servindo mais o proximo do que a nós mesmos. ABraço! Que o Senhor nos ensine a sermos humildes!!Renata Peixoto